Os animais aumentam o índice de inteligência emocional das crianças

O dia a dia de uma família pode ser bastante complicado. Acordar, preparar as crianças, deixá-los na escola, ir trabalhar, buscar na escola, cuidar da casa, fazer o jantar, colocar os babies para dormir, ser presente com os pais, amigos, malhar, enfim... Assim, quem deseja incluir um animal de estimação nesta rotina, pode parecer complicado, mas as recompensas são muitas, especialmente para os filhos.

Existem vários estudos que comprovam que crianças que têm um animal de estimação, possui um índice de inteligência emocional superior, pois ajudam os pequenos a desenvolver diferentes capacidades.

Se a criança tiver um animal desde cedo em casa, saberá que ele também precisará de atenção. Esta relação irá ensinar o que é empatia e alguns sinais não verbais como expressões faciais, linguagem corporal, dentre outros. Conseguir decifrar quando é que o animal precisa ir à rua, comer, brincar ou dormir, leva o pequeno a pensar e perceber que os outros também têm necessidades.

A Médica Veterinária da NaturalPet, Ana Catarina Valle coloca que esta é uma relação fantástica. “É um valor que nós como pais não conseguimos passar, só quando se tem um animal para saber e ver o instinto de cuidado e carinho que a criança desenvolve quando tem um bichinho em casa”, reforça. Eles aprendem a lidar com as diferenças muito cedo. “Precisam ajudar a educar e a dar carinho para o seu irmãozinho de quatro patas. Isso faz com que gere um melhor preparo para as diversas situações”, acrescenta.

É interessante dar algumas responsabilidades ao bambino, como dar água e comida, passear, brincar ou até mesmo escovar o animal, isso faz com que surja um sentimento de competência e realização, que por sua vez aumentará até sua autoestima.

Alguns estudos chegaram à conclusão que os rebentos preferem contar seus problemas aos animais que aos pais, por exemplo, pois dão suporte emocional e não criticam.

Cada vez mais é comum que as crianças sofram um atraso no desenvolvimento da fala. Neste sentido, o pet pode ser uma grande ajuda, uma vez que o pequeno sentirá necessidade de falar com o animal.

Outro ponto interessante é que as crianças podem ter dificuldade de se exprimir, quer seja positiva ou negativamente. Os pets podem ajudar, uma vez que sua presença fará com que o pequeno sinta-se confortável, capaz de se abrir e contar o que sente. As respostas dos animais provavelmente serão as mesmas: lambidas e carinho.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100