Mau hálito: Acabe com esse mal

O mau hálito, ou halitose, é descrito como um odor desagradável, exalado da boca de alguém. Costuma ser muito constrangedor, para quem exala e até mais para quem sente. Pois, é difícil saber o que fazer. Avisar alguém de que está com mau hálito é uma situação extremamente desconfortável, diga-se de passagem, para ambas as partes: para o portador e para o receptor da notícia.

Ninguém quer sofrer desse mal, mas ele é bastante comum. Apesar de não ser uma doença, pode ser indicativo de uma e merece toda a atenção. Mesmo que possa ser um sintoma de doenças gástricas, por exemplo, em 90% dos casos tem origem em problemas bucais. Há, para o mau hálito, mais de 40 causas bucais e extra bucais!

A halitose, mais conhecida como mau hálito, não é uma doença. Ela é considerada um sintoma de que algo não está certo no organismo e é mais comum do que se imagina.

Segundo a literatura médica, o mau hálito ou halitose acomete 1 em 4 adultos no mundo e é definido como uma alteração do hálito de odor intenso e persistente. Apesar de ter mais de 40 causas possíveis diferentes, mas de 90% delas tem origem em problemas bucais.

Além de ser um indicativo que algo precisa ser investigado e tratado, ou seja, de que algo não vai bem, causa efeitos terríveis para a pessoa acometida com o odor.

A halitose tem um impacto negativo na vida pessoal e social dos indivíduos. Isso se dá, especialmente, porque, em muitos casos, a pessoa que sofre desse mal não percebe que tem halitose. Dependendo do momento e da dieta do indivíduo, o odor se intensifica, assim como o incômodo, o que acaba afastando as pessoas.

O que fazer?

Uma coisa é certa. Se a pessoa não identificar o problema, o que é difícil mesmo para quem tem halitose, mais cedo ou mais tarde alguém dará o alerta ou ela perceberá pelas atitudes alheias. Por exemplo: Poderá perceber por causa das pessoas que se afastam ou viram toda vez que o acometido se pronuncia.

Sendo avisado por alguém ou percebido pelas atitudes dos outros ou, ainda, pelas outras dicas que traremos a seguir, o acometido pelo mau hálito deve, então, tomar medidas urgentes para sanar o problema. O primeiro passo é descobrir a causa do problema, para que possa ser sanado. Para isso, é necessário procurar ajuda profissional de um médico ou de um dentista.

Como a maior parte dos problemas relacionados à halitose tem origem na boca, talvez o ideal, seja ir primeiro ao dentista. Ele fará a anamnese, a fim de conhecer o histórico de saúde física e psicológica e identificar a possível causa e excluir outras. Também fará o exame físico, intra e extra bucal. Como uma das causas da halitose é a boca seca, ele pode realizar um exame chamado sialometria —que mede o volume da saliva.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100