Luz solar em excesso e má alimentação são alguns fatores que agravam o envelhecimento
(Reprodução)
O envelhecimento da pele é algo natural com o passar dos anos, todavia o desgaste pode ser potencializado quando não se tem hábitos saudáveis, como a alimentação adequada e o uso de protetor solar. Glicação e oxidação perda de colágeno e elastina, são os principais fenômenos que agem no envelhecimento, podendo causar o aparecimento de rugas, perda de luminosidade e elasticidade na pele.
O médico dermatologista Dr. Luciano Morgado, da Clínica Monte Parnaso, explica que com o passar dos anos o trabalho das células, tanto na derme como epiderme vão se atrofiando, causando a flacidez e gerando rugas. “Fatores externos também podem contribuir para esse quadro, como a exposição solar, poluição, tabagismo, alimentação inadequada e estresse”, observa.
Mas nem tudo está perdido. Existem formas de retardar o processo de glicação e oxidação da pele e, consequentemente, minimizar o aparecimento de rugas, elasticidade e manchas. O dermatologista recomenda o uso diário de protetor solar e de cremes antienvelhecimento a partir dos 25 anos. “Manter uma alimentação balanceada também é um fator importante, além da prática esportiva frequente”. O ideal é que o dermatologista avalie cada situação, visto que há no mercado, além dos tratamentos tópicos e orais, laser de alta potencial que podem tratar as imperfeições.