O secretário de educação, Leandro Cruz, e o secretário executivo, Fábio Sousa, destacaram a importância dos protocolos sanitários na nova construção educacional com a volta das aulas presenciais durante a live Educação Pós-Pandemia. O evento foi promovido pela regional de ensino do Recanto das Emas, nesta quinta-feira, 8, com transmissão pelo YouTube.
Também participaram das discussões sobre o atual cenário educacional o coordenador regional, Leandro Freire, e o professor Roger Pena de Lima, que é gerente de pesquisa, avaliação e formação para gestão da Eape, para discutir o atual cenário das escolas.
O secretário destacou a importância do acolhimento e atenção especial para cada estudante nessa nova etapa: “A gente está encarando esse momento de retorno das aulas presenciais com muita ansiedade e vontade. A gente quer provar para a sociedade do Distrito Federal que acertamos ao preservar a vida em primeiro lugar e que a gente acerta ao não deixar ninguém para trás. É um momento de readaptação e muito acolhimento”.
Já Fábio Sousa enfatizou a importância de discutir os cuidados para uma volta presencial saudável. “Estamos retornando no mês de agosto no sistema híbrido, não só pelo distanciamento social que a gente tem que ter em sala de aula, mas, principalmente, por uma questão pedagógica. Esse sistema faz com que tenhamos uma atenção especial para cada estudante. Vamos juntos reaprender a voltar para a sala de aula”, argumentou o secretário executivo.
Período de renovação
Durante a live, o coordenador regional do Recanto das Emas, Leandro Freire, grifou as dificuldades sociais enfrentadas na pandemia e o valor de uma estrutura educacional forte para o cuidado coletivo.
“Vivemos uma realidade complexa não só do ponto de vista educacional, mas social. A gente tem visto os profissionais da educação, de uma forma geral, se desdobrarem a fim de atender nossa principal finalidade, que é dar a melhor educação para os estudantes”, afirmou o coordenador.
O professor convidado, Roger Pena de Lima, acrescentou: “A pandemia dificultou que escola e educadores interviessem de forma mais rápida nas dificuldades dos estudantes. Então, as intervenções se tornaram mais complexas para serem formuladas”.
Pena expôs os impactos que o processo de aprendizagem sofreu com a chegada da pandemia e os caminhos que podem ser traçados para recuperar danos por meio de estratégias educacionais. Nesse sentido, ele exemplificou planos de ações pedagógicas para esse novo momento de trabalho.
*Com informações da SEE-DF