O Jardim Botânico de Brasília vai proporcionar um encontro com animais empalhados no Espaço Ciência, que está totalmente reformado. As revitalizações foram finalizadas nesta semana e a inauguração das novas instalações acontecerá neste sábado (27), às 10h30, com a presença da diretora-executiva do Jardim Botânico de Brasília e do secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho.
O ambiente para a instalação das peças tentou recriar o habitat natural, com plantas, areia, pedras, folhas secas e troncos de árvores. Os desenhos nas paredes do artista David Aires ajudam a transportar os visitantes para dentro da floresta. O acervo estará completo neste fim de semana com outros bichinhos como a anta, ema e o carcará.
Além dos animais, a entrada do Espaço Ciência está com novo paisagismo e uma exposição de fotografias, com as cores e belezas da fauna do bioma, que emolduram o ambiente. Além disso, há os esqueletos e crânios de diversos animais, insetário e exposição de sementes e fungos. Todos esses elementos promovem uma imersão na biologia e geografia do Cerrado. A proposta do local é levar ao visitante informação e conhecimento sobre o trabalho científico e de pesquisa desenvolvido no Jardim Botânico e na Estação Ecológica.
Ponto de Encontro Comunitário (PEC)
O Ponto de Encontro Comunitário (PEC) no Espaço Oribá, próximo ao parquinho infantil também será inaugurado. Serão entregues dez equipamentos de ginástica, como simulador de esqui, remo, cavalgada e caminhada, além de aparelhos para alongamento que poderão ser usados pelos frequentadores.
No dia da inauguração as pessoas poderão participar de diversas atividades gratuitas promovidas pelo Jardim Botânico que incluem aula de yoga, dança funcional e alongamento.
Durante o evento, os voluntários do grupo DV na Trilha- ação social voltada para inclusão de deficientes visuais- farão um percurso dentro do Jardim Botânico em bicicletas com espaço para dois ciclistas ao mesmo tempo conhecidas como tandem.
Haverá, ainda, dois passeios de trenzinhos, às 10h e às 11h30. Educadores ambientais acompanharão o trajeto e levarão os visitantes para conhecerem um pouco mais sobre o Jardim Botânico.