O Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, abre nesta quinta-feira (25) uma programação gratuita que oferece oficinas, exposição e mostra de filmes. As atividades fazem parte do projeto Culturas Vivas e ocorrem até o dia 12 de maio.
A programação começa com a exposição Respeito ou Repetição – A história que não se quer reviver, com curadoria de Marcelo Zelic, pesquisador e coordenador do Armazém da Memória.
O acervo reunido por Marcelo Zelic traz informações do Relatório Figueiredo, de 1967, e de relatos obtidos pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), que revelam atrocidades cometidas contra populações indígenas no Século XX.
Na parte literária, a programação do Memorial no Abril Indígena tem a apresentação do livro infantil “O Sopro da Vida”, de Kamuu Dan Wapichana, que vai conduzir oficinas de contação de histórias no dia 30 de abril (terça-feira), às 8h, seguida de uma mostra de filmes indígenas para crianças.
O projeto é uma ação do Centro de Trabalho Indigenista (CTI) em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Confira a programação:
Exposição “Respeito ou Repetição - A história que não ser que reviver” com debate
Data: 25 de abril
Horário: 18h
Mostra de filmes
Data: 25 de abril até 12 de maio
Horário: 18h (de 26 de abril até 12 de maio) e 20h (dia 25 de abril)
Contação de história e lançamento do livro infantil “O sopro da vida”, de Kamuu Dan Wapichana
Data: 30 de abril
Horário: 8h às 9h
Mostra de filmes indígenas para crianças
Data: 30 de abril
Horário: 9h às 12h