Cine Pedal Brasil chega a Águas Claras neste domingo (24)

Evento acontece no Metrópole Shopping, a partir das 16h00

Para assistir aos filmes, o público literalmente vai ter que pedalar
Para assistir aos filmes, o público literalmente vai ter que pedalar!
(Foto: Divulgação)

 

Brasília está recebendo a segunda edição do Cine Pedal Brasil, um festival de conteúdo audiovisual gratuito e ao ar livre, onde a energia necessária para projeção dos filmes é gerada pelo próprio público, por meio do uso de bicicletas. E neste domingo (24/09), o local escolhido para sediar essa iniciativa inovadora é Águas Claras.

Leia mais notícias em Cinema

O projeto esteve na Capital Federal em setembro do ano passado, durante a Semana Nacional de Trânsito. Em função do interesse do público pelo projeto e do conteúdo apresentado, o Detran-DF, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, está trazendo o festival de volta, com dez sessões de cinema ao ar livre em Brasília, com temas  relacionados à mobilidade urbana sustentável. Os filmes que serão exibidos são "Bikes vs Cars", documentário brasileiro dirigido pelo sueco Fredrik Gertten, e "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, e que concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2016.

"O Cine Pedal Brasil é um festival totalmente familiar. A intenção é envolver, cada vez mais, a população brasiliense em ações educativas de trânsito como forma de incentivar comportamentos seguros e sustentáveis nas vias urbanas. Sua atitude faz a diferença!" convida Tiago Moreira dos Santos, Gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-DF.

O evento acontecerá no estacionamento do Metrópole Shopping, a partir das 16h. Além dos filmes, o evento também promove com breves debates com ambientalistas e especialistas em mobilidade urbana, acerca do uso consciente da energia e a importância da energia sustentável.

O Cine Pedal Brasil transcende o entretenimento e promove uma experiência única de coletividade. Patrocinado pelo DETRAN DF e idealizado pela produtora Inffinito, a iniciativa une a inovação à promoção da cultura, além do estímulo à saúde e ao esporte em um só projeto. "Estamos a um passo de vivenciar mais uma inovação no cinema! Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Por meio dessa tecnologia inovadora, queremos difundir o conhecimento sobre as energias renováveis. A proposta de uma mostra de filmes onde toda a energia utilizada é gerada a partir de bicicletas é inédita. O conceito do projeto abre caminho para novas formas de pensar a produção e geração de energia limpa", explica Adriana L. Dutra, diretora do evento.

Como participar

Para participar pedalando e gerando energia, os interessados devem se inscrever no local.

Como funciona

A infraestrutura do Cine Pedal Brasil contará com 14 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, de qualquer modelo, desde infantis até adultos. O evento também vai disponibilizar um pedal manual que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos. Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz - aquela gerada por movimentos contínuos -, que será recebida por um equipamento condensador responsável por alinhar toda a energia gerada e que, em seguida, a envia para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento.

Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.


Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100