Carnaval: cada ano, uma data diferente

Imagem web

 

O carnaval não tem data fixa, em cada ano a folia começa em um dia diferente. Mas, como calcular em qual dia vai ser?

 

Já sabemos que em 2023, a terça-feira de carnaval acontece em 21 de fevereiro e a Quarta-feira de Cinzas em 22 de fevereiro. Mas todo ano é a mesma coisa, será que o carnaval é em fevereiro ou em março? Esse questionamento já faz parte da rotina dos foliões. O motivo é que a cada ano, o carnaval começa em uma data diferente. Mas, você sabe por que e como saber calcular?


Pois bem, com base no calendário padronizado pela Igreja Católica, estes dias foram definidos a partir das datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.
Desta forma, para definir a data do carnaval a cada ano, a contagem de dias começa com a Páscoa, já que o carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa, e a terça-feira de carnaval é 40 dias antes do Domingo de Ramos. Para calcular essa data, é preciso saber o que é equinócio.


Os equinócios são os períodos do ano em que a Terra é iluminada igualmente nos dois hemisférios. Nesse momento, os dias e as noites possuem a mesma duração, e isso ocorre duas vezes ao ano, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas. Isso ocorre por causa do movimento de translação, por volta do dia 20 de março de cada ano. No Hemisfério Sul, é o equinócio de outono, e no Hemisfério Norte, o de primavera. Em setembro, ocorre novamente entre os dias 22 e 23, invertendo a estação em cada hemisfério.


Agora para você entender melhor, foi determinado então pela Igreja Católica que todo ano a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março.


Sendo assim, é celebrado na Igreja Católica, sete dias antes da Páscoa, o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. E, exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, é terça-feira de carnaval. Ou seja: o carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa.
Tenho certeza que agora ficou mais fácil!

 

 

 

 

Fonte: G1

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100