Servidora é afastada após fingir aplicar vacina de Covid-19 em idosa; veja vídeo
O que devia ser um momento de felicidade se tornou um momento de indignação e revolta. Uma servidora da Secretaria Municipal da Saúde de Maceió (AL) foi afastada do cargo depois de fingir aplicar uma dose da vacina contra a covid-19 em uma idosa. O momento foi registrado por um celular e viralizou nas redes sociais (veja vídeo).
Contemplada na primeira etapa da vacinação por fazer parte do grupo prioritário – pessoas acima dos 85 anos, a idosa de 97 anos não teve o imunizante aplicado. No vídeo, é possível ver a servidora, que não teve a identidade revelada, inserindo a agulha no braço da idosa, porém não há dispensa o líquido no momento da aplicação. Enquanto finge estar aplicando a vacina, a servidora responde a uma pergunta sobre reações à vacinação, dizendo que não havia visto nenhum caso até agora.
Após fingir a aplicação da vacina contra a covid-19 na idosa, a servidora da saúde foi afastada. Em nota, a Prefeitura de Maceió informou que, após o ocorrido, uma equipe de saúde vacinou a idosa. “Informamos que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido”, disse.
O prefeito da cidade, João Henrique Caldas (JHC), afirmou que vai adotar novos protocolos com os servidores da saúde da cidade, como a comprovação de que a seringa esteja cheia antes e depois da aplicação, confirmando a vacinação. O prefeito ainda esclarece que o caso foi um ato isolado.
“Por causa disso, ordenei a mudança no protocolo de vacinação de Maceió. A partir de agora, o profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento”, afirmou.