Laboratório brasileiro começará a produzir Sputnik V no DF nesta sexta
O Distrito Federal já tem data para começar a produção da vacina russa Sputnik V: na próxima sexta-feira (15). Parceira do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), a farmacêutica brasileira União Química esteve na Rússia para tratativas com o fundo que banca os estudos do imunizante. Com aval, o imunizante começará a ser fabricação no Brasil.
Apurado pela equipe de jornalismo da revista, o imunizante será fabricado em Santa Maria, a 34km de Brasília. Segundo a farmacêutica, a previsão é que a produção do imunizante contra a covid-19 possa acontecer ainda em janeiro.
Antes, o empecilho da negociação era sobre a tecnologia e material que seriam usados para os estudos de compatibilidade. Com as garantias estabelecidas da comitiva que viajou a Rússia, que já recebeu os insumos vindos da unidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, a farmacêutica trabalha com a possibilidade de que a produção da vacina aconteça paralelamente à realização da fase 3 de testes clínicos no Brasil.
A expectativa da companhia é pela fabricação de 8 milhões de doses por mês já neste primeiro trimestre de 2021. Mesmo com a expectativa alta pelo imunizante, a agência informou que analisa o pedido de teste clínicos da fase 3 da Sputnik V no Brasil — recebido em 29 de dezembro. "A agência pediu complementação de informações. Até o momento, não recebemos os dados necessários para continuar a análise", esclareceu a agência.
De acordo com a União Química, a resposta da farmacêutica à agência será enviada até o fim desta semana. O DF está nos planos da farmacêutica para os testes.
Comente, curta e compartilhe!
Participe da Lista de Transmissão da Revista Águas Claras! Basta enviar um "olá" para o nosso Whatsapp: ☎(61) 99908-9100. Pronto! Você já vai receber tudo na palma da sua mão.
#aguasclarasdf
#águasclaras #águasclarasdf
#águasclarasbsb #brasilia
#brasiliadf #vacina #sputnikv
#gdf