GDF vai reciclar entulho para obras públicas

Cinquenta e seis mil toneladas de entulhos poderão ser recicladas por mês na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), antigo lixão da Estrutural. Esse volume equivale a cerca de 10 mil caminhões carregados. A metade dessa demanda será transformada em areia, cascalho de demolição, cascalho de concreto, pedrisco e brita 01, para aproveitamento em obras públicas e privadas no DF.

Para que sejam efetivamente reaproveitados, a UnB e o laboratório da Novacap estão fazendo estudos e pesquisas para avaliar se a qualidade desse material atende as exigências da construção civil.

O descarte de entulho da construção civil no Distrito Federal passou a ser totalmente rastreado desde junho do ano passado, por meio do sistema de gestão dos Resíduos da Construção Civil (RCC).

Para poder descarregar na URE, os transportadores são obrigados a se cadastrar nesse sistema, disponível no site do SLU, e a emitir o Controle de Transporte de Resíduos (CTR) para cada demanda que atenderem. Com isso, o SLU acompanha a movimentação do entulho coletado desde a origem até a disposição final na URE.

Além da emissão da CTR, os transportadores também passaram a pagar para descartar entulhos na URE. Hoje o preço da tonelada é de R$ 10,92, o mesmo pago pelo SLU para a empresa que opera a unidade.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100