*Fotos de Gilberto Rossi
Você já está acostumado a ouvir que Brasília é uma ótima cidade para se viver, pois além de nova, foi construída de maneira estratégica e organizada. Mas, o que talvez você ainda não saiba é que o Distrito Federal possui “pequenas cidades” ou “bairros”, que oficialmente são chamados de regiões administrativas. Esse é o caso de Águas Claras, localizada a apenas 18 km do Plano Piloto e que possui características únicas.
A começar pela idade, Águas Claras tem pouco mais de 20 anos de existência. Em dezembro de 1992, sua construção foi autorizada pela Lei Distrital nº 385. Assim como Brasília, Águas Claras foi projetada para ser referência em arquitetura e urbanismo e não à toa, foi Paulo Zimbres, um dos maiores arquitetos do país, quem criou o projeto para que a cidade se tornasse referência em organização e planejamento.
Transporte
É interessante observar nas cidades novas que há uma preocupação muito maior com o transporte público e as vias de acesso do que antigamente. Com Águas Claras não é diferente. Primeiro porque a região é dividida entre dois setores, o sul e o norte, divididos pela linha do Metrô Brasilia, que oferece três estações, a Concessionárias, a Águas Claras e a Arniqueiras, facilitando o acesso a outras regiões do Distrito Federal, principalmente ao Plano Piloto.
*Fotos de Gilberto Rossi
Além disso, você percebe o planejamento com o qual a região foi construída. É só observar as ruas simétricas e numeradas, que abrigam diversos empreendimentos de médio e alto padrão. Alguns chegam até a chamar a região de “Manhattan brasileira”, devido aos prédios erguidos que se mesclam com o Parque Ecológico de Águas Claras, em alusão ao Central Park, em Nova York.
*Fotos de Gilberto Rossi