Engenheiro Fernando de Castro Velloso apresenta panorama histórico, riscos e perspectivas sobre a possível superação da inteligência humana pelas máquinas
A Revista Águas Claras publica nesta edição uma contribuição especial do engenheiro Fernando de Castro Velloso, que compartilha suas reflexões sobre a Singularidade Tecnológica — conceito que trata da hipotética superação da inteligência humana pela inteligência das máquinas. O material, que vem despertando curiosidade, temor e debates no mundo todo, apresenta um panorama histórico, analisa benefícios e riscos e discute os possíveis impactos dessa transformação. Confira abaixo o texto introdutório preparado pelo autor, seguido do link para acessar a apresentação completa em slides.
SINGULARIDADE TECNOLÓGICA
*Por Fernando Velloso
Atendendo a inúmeras solicitações, apresento a seguir considerações sobre Singularidade Tecnológica, assunto dos mais fascinantes e recorrentes do momento, que tem despertado grande interesse e vem causando curiosidade/temor a muitos e despertando desconfiança/descrença a alguns outros.
Trata-se da hipotética superação da inteligência das máquinas à inteligência humana, a respeito do que concito a pesquisa e/ou revisão de assuntos basilares correlatos, exibindo quadros em PowerPoint em que pauto:
-
conceito de singularidade; riscos e possíveis benefícios;
-
evolução das máquinas: dos primórdios ao estágio atual;
-
evolução da TI: linguagens, internet, nuvem, big data;
-
caminho da ciência empírica à ciência centrada nos dados;
-
sistemas embarcados, internet das coisas, machine learning, inteligência artificial;
-
impressionante inteligência artificial generativa;
-
chatbots e seus notáveis alcances criativos;
-
singularidade parecendo já às portas: cenários, visões, impactos, desafios;
-
críticas levantadas a respeito;
-
conclusão.
Fernando de Castro Velloso
Engenheiro – 0492D/CREA
MSc Engenharia de Sistemas/Informática