Carro servia como moradia para ratos e estava estacionado na praça da Estação Arniqueiras
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) deu prosseguimento nesta quarta-feira (30), a mais uma fase da operação DF Livre de Carcaças na região de Águas Claras. O projeto visa retirar em todo o Distrito Federal carcaças abandonadas que podem proliferar doenças e servirem como lar para insetos e roedores. Esse foi o caso de um automóvel parado na praça da Estação Arniqueiras.
Após um morador registrar um rato dentro do automóvel e ganhar destaque na mídia, a SSP-DF agiu rapidamente para retirar a carcaça hoje (30). Antes do recolhimento do veículo, as autoridades tentaram contatar o responsável pelo carro, mas não obtiveram resposta. O aparecimento de ratos tem se tornado cada vez mais constante na região de Águas Claras, preocupando muitos moradores, uma vez que estes animais espalham doenças e são um risco para a saúde pública. O vídeo feito pelo morador pode ser conferido em nosso instagram, clique aqui.
Aumento considerável
Desde o início do ano, mais de 2,2 mil carcaças já foram removidas em diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Trata-se de um aumento de 98% em relação ao total de carcaças recolhidas em 2023, quando 1.132 veículos abandonados foram retirados das ruas. Em Águas Claras já foram retirados mais de 44 veículos que estavam em situação de abandono. A operação conta com o apoio de vários órgãos, como Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Polícia Militar, Novacap, e administrações regionais, além dos departamentos de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e de Estradas de Rodagem (DER).
O DF Livre de Carcaças faz parte do Cidade Mais Segura – Segurança Integral. Denúncias sobre carcaças abandonadas podem ser feitas pela população por meio da Ouvidoria, pelo telefone 162, pelos conselhos de segurança e administrações regionais, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..