Sistema de Metrô do Distrito Federal não renova frota desde 2009, sendo o mais antigo de 11 capitais

Última renovação de frota do Metrô-DF foi há 15 anos. De 11 capitais analisadas, Brasília está atrás neste quesito

 

O sistema de metrô do Distrito Federal tem ficado para trás em comparação com outras capitais brasileiras quando o assunto é a reformulação de sua frota. A última aquisição de novos trens pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) ocorreu há 15 anos, em 2009.

 

De acordo com uma análise realizada pelo portal "Metrópoles", que abrange dados de 11 das 12 capitais brasileiras com transporte metroviário, Brasília aparece como a última na lista em termos de compra de novos trens. Capitais como Teresina, Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outras, estão à frente de Brasília nesse quesito.

 

A falta de veículos modernos faz com que a frota do Distrito Federal tenha uma idade média de 20,6 anos, ocupando a sétima posição entre as 11 capitais estudadas pela reportagem. Cidades como Teresina (média de seis anos), Salvador (7,8 anos), Natal (10 anos) e Fortaleza (11,3 anos) apresentam frotas mais novas. Além disso, João Pessoa, com um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) implantado há oito anos, e Maceió, com o mesmo tipo de transporte há 11 anos, também se destacam em comparação à capital federal.

 

As capitais incluídas na análise foram João Pessoa, Teresina, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Maceió, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. São Paulo não havia retornado até a última atualização da reportagem.

 

A renovação da frota é um fator crucial para a eficiência e segurança do transporte público, e a posição de Brasília nesta lista aponta para a necessidade urgente de investimentos na modernização dos trens para atender melhor a população.

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