Impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho

Imagem web

 

A inteligência artificial (IA) já está tendo um impacto significativo no mercado de trabalho, e é provável que seja ainda maior no futuro. Alguns empregos serão substituídos por tecnologias de IA, enquanto outros serão criados para trabalhar e gerenciar essas tecnologias.

Algumas das áreas que provavelmente estarão garantidas incluem a indústria automotiva, a produção industrial, o setor de varejo e atendimento ao cliente, a medicina, a advocacia, entre outras. Empregos que envolvem tarefas rotineiras e repetitivas, como operadores de máquinas, atendentes de telemarketing e recepcionistas, têm maior probabilidade de serem extintos.

Por outro lado, muitos empregos que desenvolveram habilidades sociais e emocionais, como a capacidade de se comunicar com outras pessoas e entender suas necessidades, poupados à automação. Além disso, a IA também pode criar novas oportunidades de emprego, como especialistas em IA, desenvolvedores de software e cientistas de dados.

Em resumo, os empregos no futuro, certamente sofrerão impacto significativo, contudo isso dependerá da indústria e dos tipos de empregos envolvidos. Aqueles que desenvolverem habilidades necessárias para trabalhar com e gerenciar tecnologias de IA provavelmente terão mais oportunidades no mercado de trabalho.

O bilionário Elon Musk e mais de mil especialistas assinaram, recentemente, um apelo por uma pausa de seis meses nas pesquisas sobre sistemas avançados de inteligência artificial (IA). A carta aberta destaca que o avanço desenfreado da tecnologia representa “grandes riscos para a humanidade”.

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100