Com apoio do GDF, atletas representam o Brasil no Mundial de Cheerleading

O Cheerleading Worlds 2023 vai acontecer na Flórida, nos dias 19 e 21 de abril
 
Quem nunca sonhou em ser líder de torcida? O que a gente via somente pela TV, nas produções de Hollywood e faz a paixão de uma geração, tornou-se realidade para a equipe Brasília Xtreme. Vinte e cinco atletas do DF vão representar a cidade no Cheerleading Worlds 2023, que vai acontecer na Flórida, Estados Unidos, durante os dias 19 a 21 de abril. Os atletas foram beneficiados pelo Compete Brasília, programa da Secretaria de Esporte e Lazer que viabiliza passagens terrestres e aéreas, nacional e internacional, para atletas do Distrito Federal.

O Brasília Xtreme treina mais de 100 atletas por ano, sendo vários deles integrantes do Team Brazil, a seleção brasileira de cheerleading, e que já competiram mundialmente. Hoje, cinco brasilienses fazem parte da comissão técnica da seleção brasileira e desde janeiro, eles treinam para a competição.

Luiza Brasiel, da equipe do Brasília Xtreme, é brasiliense, moradora da região do Lago Sul e atleta de cheerleading desde 2015, foi duas vezes  aprovada para o Top Gun – Double O (EUA), quatro vezes atleta da Seleção Brasileira de Cheerleading; Head Coach do Brasília Xtreme desde 2018. Autora do e-book Como se tornar atleta de alto rendimento em casa e mentora de flyers nacionalmente, ela destaca a importância de participar deste mundial e do apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF. “O compete Brasília é um programa importantíssimo de incentivo ao esporte e que abrange não só modalidades olímpicas e é isso que me encanta tanto nesse projeto, porque as modalidades não olímpicas e que estão em ascensão ainda não possuem muitos patrocínios ou incentivos, então esses atletas acabam tendo que desembolsar um valor muito alto para que possam participar de esportes de alto rendimento”, disse.

O cheerleading é um esporte americano que surgiu em 1887 nos EUA, mas chegou ao Brasil somente em 2008. A partir de 2012 o cheerleading foi reconhecido como uma modalidade esportiva oficialmente. Durante a temporada de 2019, 15 atletas foram convocados para a seleção brasileira de cheerleading e participaram no mundial nos EUA. Os atletas representaram quase 50% da seleção COED, que ficou em 4º lugar na competição, a melhor colocação do Brasil até hoje.

Luiza conta que, no Brasília Xtreme, o programa foi de extrema importância para o custeio das despesas, já que a competição mundial acontece em Orlando, e todos os gastos foram aumentados em 5 vezes devido ao câmbio. “A nossa modalidade ainda está em crescimento e infelizmente é muito estereotipada pelo padrão de filme americano, com isso, somos muito prejudicados porque as pessoas não acham que é um esporte sério”.  Na última competição internacional, que aconteceu em Santiago- Chile, a seleção conquistou sua melhor posição em campeonatos internacionais, ficando em segundo lugar. “Com isso, esperamos mostrar para todos, que trabalhamos duro e temos alto rendimento na modalidade, sim. Esperamos que empresas e outros órgãos do governo de âmbito nacional vejam o potencial que o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Esporte do DF, viu na gente ao conceder esse benefício para tantos atletas”, completa a atleta.

 
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro, diz que o cheerleading é um esporte promissor e que está crescendo muito no Brasil. “O Compete Brasília é um importante instrumento que leva a grandes oportunidades. Vamos trabalhar para que o programa alcance os mais variados esportes, já que ele ajuda os atletas a realizarem seus sonhos. Aqui não temos distinção, todo esportista é bem- vindo, assim como inúmeras modalidades. Estamos na torcida”, disse.


Solicitação do Compete Internacional

Para solicitar o Compete Brasília Internacional, o atleta precisa dar entrada no processo, por meio do site da Secretaria de Esporte e Lazer, com até 60 dias de antecedência. É preciso também estar federado (a), e para viagens a países que exigem visto, estar com o documento em dia no momento da solicitação.

Sobre a modalidade

O Cheerleading é uma modalidade competitiva coletiva que envolve elementos acrobáticos sincronizados em uma coreografia de 2 minutos e 30 segundos com acompanhamento musical. Podem participar homens e mulheres, adultos e crianças, sem restrições de porte físico. O esporte exige muita força e preparo físico.


Fotos: Arquivo pessoal

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Esporte e Lazer
(61) 4042-1828

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100