Atenção, cuidado nas compras! Anvisa suspende Fugini

Imagem web

 

Após a realização de inspeção sanitária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em monte alto, São Paulo. A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

A inspeção detectou falhas graves relacionadas às boas práticas de fabricação correspondentes à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros, o que de acordo com o órgão, impacta na qualidade e segurança do produto final.

Mesmo com a suspensão da comercialização e distribuição aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa, o retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa se adequar ao processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.

Em sua primeira nota, através das redes sociais, a Fugini se manifestou sobre o ocorrido, e afirmou que a fábrica vistoriada já havia alterado os processos e procedimentos internos indicados, e destacou a inexistência de lotes com recall. Entretanto a Anvisa afirmou que uma resolução para determinar a retirada do mercado os lotes de maionese da marca produzidos no período de 20/12/2022 a 21/03/2023 seria publicada pelo uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese, determinando também o recolhimento da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024.

Após o fato, a empresa alimentícia Fugini admitiu que o uso de corante vencido na produção de um lote de maionese, mas que o percentual da substância imprópria para consumo é pequeno, e admitiu o erro em seu comunicado.

Agora, a empresa vai fazer o recall da maionese produzida entre 20 de dezembro e 21 de março. Essa maionese tem o número de lote iniciado com 354 e validade entre janeiro e março de 2023.

 

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100