Imagem: Melhores Destinos
A cobrança por bagagem despachada, que já é praxe nas principais companhias aéreas brasileiras desde 2017, gerou muita confusão quando foi implementada no Brasil. Mesmo após 5 anos de prática, permanece rodeada de dúvidas. E se você esta incluso no grupo dessas dúvidas, fique sossegado, pois vamos ajudar a sanar suas questões.
Mas afinal, o que é bagagem despachada? De forma simples, nada mais é do que a mala que não se encaixa no perfil de bagagem de mão. Ou seja, é a bagagem no momento do embarque, é recolhida pela companhia aérea para ser colocada no compartimento de carga.
Sendo assim, além, do fato de que uma vai dentro da cabine do avião e outra no compartimento de cargas, a principal diferença entre bagagem de mão e bagagem despachada, está no peso. Com o limite máximo de 10 quilos na bagagem de mão, a despachada permite até 23 quilos, e seu excedente é cobrado à parte.
Contudo, um detalhe que poucos sabem é que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) possui uma regra a respeito da dimensão máxima de uma bagagem despachada. Conforme com a agência, ela não pode ultrapassar as seguintes medidas: 80 cm x 50 cm x 28 cm. Já a bagagem de mão, por sua vez, pode ter, no máximo, 55 cm x 35 cm x 25 cm.
Para ficar melhor ainda, atenção ao que é permitido e o que é proibido na bagagem despachada:
Permitido:
- Roupas, acessórios,
- objetos pessoais,
- cosméticos,
- produtos de higiene,
- sapatos,
- toalhas
- alimentos (desde que sigam as determinações especiais para estes itens).
Proibido:
- Itens pontiagudos e inflamáveis,
- Armas de fogo,
- Itens de valor, como joias ou dinheiro;
- Equipamentos eletrônicos.
Já para comprar bagagem despachada as regras no Brasil são as mesmas para todo o setor de aviação, contudo cada companhia aérea possui seus próprios valores e métodos para oferecer o melhor pacote aos seus clientes. Sendo assim, nesse caso, é preciso que o passageiro leia as regras no site da companhia escolhida.
Fonte: CanalTech