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E falando em Copa, a dois dias da abertura da Copa do Mundo no Catar, a cidade começa a se movimentar e os brasilienses correm para as lojas em busca de itens em verde e amarelo. Bandeiras, chapéus, camisetas, tintas, e até televisores estão em alta. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atesta por meio de uma pesquisa realizada que a estimativa é de que com a Copa, o comércio movimente cerca de R$ 22,4 milhões no varejo do Distrito Federal. O que indica um aumento de 7,4% em relação à Copa de 2018, na Rússia.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista-DF), o cenário é de otimismo teve um crescimento entre 14% e 18% no comércio da capital aos 45 do segundo tempo. As pessoas se juntaram ao ritmo de final de ano, e se animaram. Lojistas de toda capital, estão em busca de ornamentos para decorar suas lojas, pois além da proximidade com o Natal, a Copa do Mundo também divide os gastos dos brasilienses com as vendas da Black Friday, que ocorre em 25 de novembro. Muitos torcedores buscam investir em uma nova televisão garantindo uma melhor visão das partidas da seleção brasileira. A procura pelo eletrodoméstico, de acordo com o sindicato, poderá ter expansão de 25% por conta do mundial. Na Copa de 2018, o crescimento foi menor e atingiu apenas 21%.
Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), realizou uma pesquisa indicando que neste Natal, consumidores e lojistas estão mais otimistas. Em relação a 2021, a espera é que as vendas cresçam 23%, com uma arrecadação no comércio do DF estimada em R$ 820 milhões. É a bola da economia começando a rolar.
Fonte: CB