Foto: Divulgação Agência Brasília
GDF Presente levou o material, recolhido do pátio de Divisão de Obras da administração regional e também das ruas da cidade, para o Aterro Sanitário de Brasília
Com dois caminhões na limpeza, o Polo Central 2 do GDF Presente faz o recolhimento de entulho, inservíveis e restos de poda de árvores no pátio de Divisão de Obras da Administração Regional de Águas Claras durante essa semana. De terça (31/10) até esta sexta-feira (4), deverão ser retiradas 80 toneladas de inservíveis, uma média de 20 toneladas por dia.
Em conjunto com a administração da cidade, a equipe do GDF Presente, além de retirar o material do pátio, também aproveita para limpar pontos da cidade onde há acúmulo de lixo.
De acordo com o coordenador do Polo, Anchieta Coimbra, todo material recolhido é levado para o aterro sanitário, em Samambaia. A administração pontua que a limpeza é feita uma vez por mês, sendo que Águas Claras têm uma população de 120.107 moradores, de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios.
O morador de Águas Claras, além de poder depositar entulhos e inservíveis no Pátio de Divisão de Obras, dispõe de um papa-entulho localizado na Avenida Jacarandá, que comporta o descarte de um 1 cúbico de lixo por dia e recebe óleo, material reciclável e móveis usados, entre outros descartáveis. A administração providencia o encaminhamento do lixo para a Unidade de Recolhimento de Entulho à medida que os contêineres do local vão enchendo.
De acordo com informações do SLU, a maioria do descarte irregular de lixo em Águas Claras ocorre em terrenos particulares, com rejeitos da construção civil. Desde setembro, equipes do GDF Presente de todo o Distrito Federal fazem a limpeza da cidade para enfrentar o período de chuvas sem transtornos e alagamentos.
Fonte: Agência Brasília.