Imagem: contabilizei.com
As inscrições para o processo seletivo começam em 4 de novembro
Foram abertas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), 516 vagas voltadas aos programas de residência médica. Confirmando a abertura do processo seletivo para 4 de novembro, as oportunidades foram publicadas no Diário Oficial (DODF), e as inscrições serão feitas pela internet até 27 de novembro, mediante pagamento de uma taxa de R$ 149,00.
A prova objetiva está com previsão para ocorrer em dezembro, e será aplicada no turno da tarde, com a duração de 3h30, incluindo o tempo de marcação na folha de respostas. O resultado final da primeira fase, com a relação dos candidatos aprovados, e a pontuação final será divulgado dia 11 de janeiro de 2023.
O programa é uma oportunidade para graduandos e médicos atuantes, segundo a coordenadora de pós-graduação da Fundação de Ensino, Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Vanessa Campos, que pontuou a possibilidade do aprovado de fazer a residência em um único hospital, com a opção de residência médica integrada, em que o médico realiza atividades em várias unidades diferentes, e conhecendo realidades diferentes, esses profissionais saem com a formação mais ampliada.
Os Programas de Residência Médica têm por objetivo formar especialistas que possam trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a pasta responsável. A bolsa-residência mensal estabelecida pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação é de R$ 4.106,09.
O processo seletivo é destinado ao preenchimento de vagas das seguintes unidades de saúde: Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB),
- Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)
- Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
- Hospital Regional de Sobradinho (HRS)
- Hospital Regional do Gama (HRG)
- Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
- Hospital da Região Leste (HRL)
- Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)
- Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)
- Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)
- Hospital de Base do Distrito Federal (IGES-DF)
- Coreme da SES-DF (Residência Médica Integrada)
Fonte: CB