Foto: Paulo H. Carvalho
Durante o segundo turno das eleições, o metrô e os ônibus do transporte público coletivo do Distrito Federal vão funcionar gratuitamente das 6h às 19h no domingo (30/10). A medida da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) cumpre a decisão da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) para facilitar a participação dos eleitores no dia da votação.
Com reforço de viagens nas linhas mais demandadas para aumentar a oferta no domingo de eleições, os ônibus vão circular nos horários da tabela de sábado. Já nas áreas rurais, será adotada a tabela de dia útil para que não falte transporte público aos eleitores de todo o DF. O metrô terá funcionamento especial, com viagens a partir das 6h, o funcionamento será especial no metrô.
A ordem atende ao pedido da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). Foi decidido que o GDF veicule comunicado à população, no mínimo, 48 horas antes do horário de início das eleições. Caso seja violado, a multa será de R$ 1 milhão a cada descumprimento.
Fonte: CB, Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)