Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil
Os preparativos do comércio do Distrito Federal para o período natalino já estão a todo vapor, mesmo a dois meses das festas de fim de ano. As primeiras vitrines com árvores, guirlandas e Papais Noéis já começam a surgir nas lojas da capital do país.
Os estoques também já foram renovados, e entre os comerciantes, o clima é de animação, onde já é aguardado um crescimento entre 25% e 30% nas vendas deste ano, em comparação ao período natalino de 2021.
Essa previsão positiva é explicada pelo cenário econômico, que colaborou para o índice de confiança do empresário do comércio, que cresceu bastante, mantendo ainda a expectativa de contratação de mão de obra temporária. A percepção da deflação e ingestão de recursos financeiros, como o 13º salário, também é um fator bastante favorável.
Sobre a contratação de funcionários temporários para o fim do ano, de acordo com o Sistema Fecomércio do DF, a perspectiva dos comerciantes do DF cresceu 61% na comparação com o mesmo período de 2021. Na mesma linha, a previsão de vagas disponíveis quase dobrou: são 3,5 mil, contra 1,8 mil de 2021. Com tamanha positividade e reais percepções, a movimentação econômica da capital garante a alegria tanto para comercio quanto para os trabalhadores.
Fonte: CB