Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou que vai fazer, a partir desta semana, busca ativa para vacinar crianças contra poliomielite, já que a capital corre "risco elevado" de ter casos de poliomielite, após 35 anos sem registros.
Um Plano de Combate à Poliomielite no Distrito Federal foi lançado pela pasta nesta manhã, e o documento garante o aumento da cobertura vacinal, trazendo medidas para ampliar a oferta de imunizantes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, apenas 50,6% do público-alvo da tomou o imunizante na capital. Esse montante, representa crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias, o que é alarmante já que o percentual está bem abaixo da meta de 95% prevista para todo o país. A campanha, já foi prorrogada duas vezes, e vai até esta sexta-feira (28).
O plano também inclui a interação com líderes comunitários, profissionais de saúde e escolas, além da busca ativa, que vai ocorrer com carros de vacina circulando pelas cidades. O objetivo é espalhar informações para as famílias, combatendo notícias falsas e aumentando a confiança da população na vacina.
Para otimizar a vacinação na capital, profissionais que atuam nas 118 salas de vacina também passaram por capacitação, já que o desempenho do DF está bem aquém do esperado.
Então, para os que ainda não vacinaram seus filhos, os locais estão disponíveis no site www.saude.df.gov.br/vacinacao-de-rotina/ .