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Cerca de R$ 193 milhões poderão ser movimentados neste ano, na capital do país com a Black Friday de acordo com uma Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). A Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro, tem como principal objetivo vender produtos com desconto para renovação dos estoques do Natal. O estudo revela que houve aumento na adesão de lojistas à data.
O índice de participação das empresas de 29 segmentos chega a 90,4% somente neste ano. A expectativa no ano passado era de 77,5%, mas atingiu 84,7% do total, conforme o levantamento na fase pós-vendas.
José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio-DF, afirma que este é o quinto ano seguido em que a maioria dos lojistas participa da Black Friday. A data já é considerada incorporada ao calendário do comércio e abre a temporada de compras natalinas, sendo este, um bom momento para que os consumidores possam adquirir presentes com descontos vantajosos. Para isso, no entanto, é preciso pesquisar bastante. Essa é a dica para aproveitar ao máximo o período de promoções.
Mas para a maioria dos lojistas a Black Friday é considerada uma data de média importância (46,8%), segundo a pesquisa. Já 44% avaliam o período como de alta importância — contra 53,6%, no ano passado. Apenas 9,2% acham que o momento tem pouca relevância.
Com relação ao faturamento médio por empresa, a expectativa é que se registre alta nas vendas, e até o próximo 25 de novembro, empresários do comércio esperam arrecadar cerca de R$ 42,7 mil. Em 2021, a previsão era de R$ 38,7 mil. O levantamento pós-vendas, entretanto, registrou a cifra de R$ 31 mil.
Também foi mostrado no mesmo estudo que 67,6% dos entrevistados renovaram os estoques para o Natal e o Ano-Novo em 2021. Entre os entrevistados, pelo 67,5% pretendem adotar neste ano estratégias de vendas, como promoções (33%), divulgação de produtos nas mídias sociais (18,7%) e ofertas de itens diversos (16,9%). Cerca de 97,4% esperam vender mais nas lojas, enquanto 2,6% apostam em fazer mais negócios pela internet.
Se tratando de formas de pagamento usados pelos clientes, 87% dos empresários esperam compras no cartão de crédito. Na sequência, aparecem cartão de débito (7,8%), transferência ou Pix (4,8%) e dinheiro (0,4%).
O Instituto Fecomércio-DF ouviu 502 lojistas entre 14 de setembro e 10 de outubro.
Fonte: Metrópoles