Fogo no Parque Nacional continua, a previsão é de tempo seco e baixa umidade

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

 

O Parque Nacional de Brasília continua pegando fogo. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CMBDF) ainda tenta controlar um incêndio de proporções médias na área Norte da Água Mineral. De acordo com informações da corporação, ainda não há estimativa da área atingida pelas chamas do incêndio que começou na tarde da última quinta-feira (13/10). Na manhã desta sexta-feira (14/10), 12 viaturas e 60 militares trabalhavam no local junto com 20 funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para coibir uma possível reignição das chamas. Uma aeronave dos bombeiros também apóia as equipes, já que as altas temperaturas e baixa umidade prevalecem na capital.

De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo seco segue sem dar trégua ao brasiliense, com predomínio de névoa seca e temperatura amena, principalmente no final da manhã e pela tarde.

Essas condições tendem a se manter para o fim de semana, de acordo com o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, que explica que na próxima semana há possibilidade de chuvas, mas que por enquanto, ainda teremos clima de altas temperaturas e baixa umidade. Já as chuvas aqui no DF estão previstas para o dia 20, portanto, pelo menos até quarta-feira, predomina o tempo seco.

Essas condições de calor e baixa umidade exigem mais, principalmente com o público vulnerável, como idosos e crianças. A Defesa Civil do Distrito Federal listou uma série de cuidados que podem ajudar a lidar com esse clima. Confira:

  • Mantenha uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc)
  • Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa
  • Mantenha a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas
  • Reduza ou suspenda se possível, as atividades físicas nos períodos mais quente do dia
  • Dê preferência a refeições leves
  • Use roupas leves, chapéu ou boné

 

 

Fonte: Correio Braziliense

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100