Mais de 57 mil usuários no DF usam o cartão de transporte especial

Foto: fernandazago.com.br

 

Com o cadastro feito pela internet, a gratuidade permite deslocamento de pessoas com deficiência por todas as regiões administrativas

 

Você sabia que o Distrito Federal oferece diversos modelos de cartões de transporte para a população? Pois é, tudo isso para facilitar o deslocamento entre as regiões administrativas. Um deles é o cartão especial, que atualmente, possui 57.331 cartões ativos e é destinado a pessoas com deficiência (PcDs) residentes do DF que não tenham condições de custear as passagens de ônibus e metrô.

A primeira via do cartão é gratuita e o usuário precisa se cadastrar no site e fornecer laudo médico, RG e CPF, comprovante de renda e de residência e uma foto 3x4. Depois, basta aguardar o término da análise da documentação para a concessão da gratuidade. Pelo perfil, é possível acompanhar a situação do cartão e realizar mudanças e atualizações nas informações.

Essa gratuidade é para uso exclusivo do titular, de caráter pessoal e intransferível, indicada ao público com renda per capita de até três salários mínimos que tenha insuficiência renal e cardíaca crônica, ou seja, portador de câncer, vírus HIV e anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia), além de pessoas com deficiência física, sensorial ou mental, nas condições relacionadas em legislação específica.

Em caso de perda, furto, danificação ou mau funcionamento do cartão, o usuário pode solicitar a segunda via mediante bloqueio do cartão pelo site mobilidade.brb.com.br ou pela central de atendimento no número (61) 3120-9500. Em seguida, deve pagar a taxa de R$ 5,40 – a mesma para todas as categorias de cartão de transporte – por depósito identificado com o CPF do titular, em qualquer conveniência ou agência do BRB.

Para pegar o cartão, basta se dirigir ao posto BRB Mobilidade da estação do Metrô 112 Sul , apresentar comprovante de pagamento, documento oficial original com foto e boletim de ocorrência, no caso de extravio por perda ou furto.

O cartão pode ser bloqueado se houver recadastramento pendente e uso indevido. Mas também, o benefício pode ser cancelado nas seguintes situações: falecimento do beneficiário, aumento de renda familiar para mais de três salários mínimos, alteração do diagnóstico médico e alteração de endereço para fora do DF.

Com o cartão em mãos, o usuário pode viajar por todas as 33 regiões administrativas, de ônibus e metrô e o usuário tem direito a oito acessos diários. Caso haja acompanhante, o total de acessos sobe para 16 por dia, sendo oito para o titular do benefício e oito para a companhia, bastando passar o cartão duas vezes no validador ao embarcar no coletivo, sendo uma para cada pessoa.

O cartão especial também só pode ser utilizado na presença do titular e o acompanhante deve ter mais de 18 anos e ser cadastrado no BRB Mobilidade. Para mais informações, acesse o site.

 

 

 

 

Fonte: Agência Brasília

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100