Foto: Marçal Frazão
O tempo mudou e trouxe refresco aos brasilienses que ficaram sem chuva por 131 dias. Foram semanas de muito calor e seca no Distrito Federal, e a chuva chegou para ficar pelo menos nos próximos dias. A temperatura máxima de 29°C nesta segunda-feira (19/9), com bastante nebulosidade e tempo abafado conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já a umidade relativa do ar terá mínima entre 35% e 40%.
As chances de chuva, ainda de acordo com o instituto, aparecem durante toda essa semana. A capital teve os primeiros registros de chuva na quinta-feira (15/9). O DF registrou rajadas de ventos e trovoadas em alguns pontos da cidade no sábado (17/9) e domingo (18/9).
As chuvas serão isoladas e podem ocorrer com rajadas de ventos e granizo, e de acordo com a Meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, existe umidade disponível na atmosfera, essa é a razão dessas pancadas que, em algum ponto ou outro, podem ser forte. O que não pode ser descartado.
Naiane ainda explica que devido a um escoamento mais úmido que veio da região amazônica e se espalhou, entrou mais umidade na área central do Brasil. E que, essa combinação de muito calor e umidade, é o padrão da primavera para formar as áreas de instabilidade e as nuvens de chuva.
Com a Primavera começando no dia 22 de setembro, o padrão de transição entre as estações aparece, começando a ficar mais com as características da nova estação. Na manhã desta segunda-feira (19/9), os termômetros registraram mínima de 17ºC. No período, a umidade ficou em torno de 90%.
Fonte: CB