Foto: Paulo Brumana
O volume de água no reservatório do Descoberto, que é o principal responsável pelo abastecimento do DF, impulsionado pela falta de chuva que assola o Distrito Federal há 131 dias, atingiu 51,8%, segundo aponta o monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) nesta quinta-feira (15/9).
A população não deve sofrer com desabastecimento, apesar da proximidade com metade da capacidade, a já que o valor de referência para o mês de setembro é de 48%.
Nesta quinta-feira, o Distrito Federal chegou ao terceiro maior período de estiagem na história. Segundo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o momento, são 131 dias sem chuvas. Desde 1961, o período mais longo de estiagem aconteceu em 1963, quando o DF não registrou precipitações por 164 dias. Na sequência, vem 1970, com 135.
Mesmo com previsão de chuva para esta quinta, as chances são pequenas e baixas, mas caso ocorra, seria mais para o fim do dia, início da noite. Já, amanhã, as chances aumentam mais conforme o Inmet.
Com capacidade de armazenar volume total de 103 milhões de metros cúbicos, a barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17km² de área de espelho d’água.
O Lago Descoberto faz parte do sistema de distribuição que abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas. Enquanto o de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, lagos Sul e Norte, Sudoeste e Guará e é operado pela Caesb.
Fonte: Metrópoles