Imagem EBC
Drone e arma de fogo: a polícia divulgou a lista de objetos que estão proibidos na área de desfile e manifestação; sprays e cartazes também estão na relação
Para aqueles que vão participar do feriado da Independência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na próxima quarta-feira, foi divulgado nesta terça-feira (6), pela Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), uma lista de itens proibidos. Entre os objetos, estão sprays, drones, armas de fogo, mastro de bandeiras ou cartazes e garrafas de vidro.
O esquema de segurança está sendo reforçado na região, onde ficam os prédios dos ministérios, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Neste ano, é estimado um público de 280 mil pessoas. A data é marcada pela volta dos desfiles cívico-militares presenciais, que ficara por dois anos suspensos devido a pandemia.
A previsão era bloquear a circulação de veículos na Esplanada a partir desta terça-feira (6). No entanto, a ação foi antecipada para a noite de segunda-feira (5)
Diante da movimentação, com caravanas de caminhoneiros desfilando no Eixo Monumental, a previsão que seria bloquear a circulação de veículos na Esplanada a partir desta terça-feira (6), foi antecipada para a noite de segunda-feira (5).
Em 2021, um ato a favor do governo nas vésperas do feriado, momentos antes de a Esplanada ser fechada, foi feita pelos caminhoneiros, que permaneceram no local onde estava impedida a circulação de veículos ao longo do feriado. O STF se reuniu com a PM para discutir os esquemas de segurança, com o objetivo de evitar que o mesmo ocorresse neste ano.
Confira todos os itens:
- fogos de artifício e similares;
- armas de fogo;
- garrafas de vidro;
- apontador a laser ou similares;
- artefatos explosivos;
- sprays e aerossóis;
- mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar ou não bandeiras, cartazes etc.;
- fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;
- armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo;
- drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
- substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
- armas brancas ou quaisquer objetos que possam causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultura, a exemplo de tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas etc.; e
- voo de drones na área da Esplanada dos Ministérios.