Detran: recordes de flagrantes nesse fim de semana

Foto divulgação Detran-DF

 

Detran-DF coordenou operação conjunta para fechar o cerco a condutores alcoolizados

 

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal e os demais órgãos de fiscalização de trânsito do DF com objetivo de promover maior segurança viária e, principalmente, retirar das vias os condutores alcoolizados, potenciais causadores de acidentes, estão focados nas ações de combate à alcoolemia ao volante. 

Os números assustam. De sábado (26) a domingo (28), 485 condutores foram flagrados dirigindo após o consumo bebida alcoólica. 

Além de ser uma infração administrativa, prevista no art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de natureza gravíssima, que possui penalidade de multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, dirigir alcoolizado também pode caracterizar crime de trânsito. O condutor que se recusar a realizar o teste do etilômetro também estará sujeito à multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

E é importante que a população do DF se conscientize de que é dever de todos preservarem vidas no trânsito.

Durante as operações do fim de semana, a fiscalização de trânsito flagrou ainda 153 condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) irregular, conforme previsto no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), seja por não ser habilitado ou por estar com o documento vencido há mais de 30 dias, além de outras situações definidas na legislação. 

Outra infração que recorrente é o manuseio do celular ao volante. Só no fim de semana foram 489 flagrantes. O risco de dispersão pelo uso do telefone enquanto dirige é tão grave quanto o do álcool. 

As ações para coibir o desrespeito à faixa de pedestres também seguiram no fim de semana. Foram 57 autuações por deixar de dar preferência ao pedestre. Ao todo, 77 veículos foram removidos ao depósito por infrações diversas.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100