Imagem web
Falta pouco para as chuvas voltarem gradualmente. O Inmet já avisou que as chuvas que devem elevar o armazenamento de água no solo, estão próximas
O retorno gradual das chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste foi previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), principalmente em outubro. O prognóstico consta da previsão climática para a safra 2022/2023, de forma a elevar o armazenamento de água no solo, estabelecendo as fases iniciais de algumas culturas no campo.
Conforme o Inmet, a “provável atuação do La Niña até o início do verão (dezembro) pode impactar nas fases finais das culturas de inverno e segunda safra, além do início da safra de verão no Brasil”.
A permanência do fenômeno faz com que a previsão do tempo nas regiões produtoras seja avaliada com mais atenção. Tendo por base os modelos que servem de referência para essas projeções.
De acordo com o modelo estatístico adotado, as chuvas ficarão “dentro ou ligeiramente abaixo da média para o mês de setembro” nas regiões produtoras de grãos, o que, na avaliação do Inmet, pode ser favorável às fases finais das culturas.
Considerando os meses de setembro, outubro e novembro, o prognóstico climático aponta o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro.
Fonte: Agência Brasil