Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Com a umidade do ar no DF podendo chegar a 20%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta é eminente, já que o mínimo considerado seguro é de 30% e pode afetar a saúde. Alem de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, o alerta inclui avisos de risco de incêndios florestais.
A temperatura vem permanecendo alta, sendo 14ºC o mínimo esperado e 29ºC o máximo, e o calor deve se mantiver ao longo da semana.
Com a seca incomodando, causando problemas nas vias aéreas, como alergias e gripes, são mais comuns nesta época do ano, assim como também a sensação de garganta arranhando, coceira na pele e nariz sangrando. A baixa umidade do ar é uma das características do inverno, estação do ano que começa no final de junho e vai até o fim de setembro no Brasil.
Com esse contexto climático, uma série de problemas respiratórios se torna propícios, sejam quadros alérgicos ou infecções. Sendo assim, algumas mudanças na rotina para amenizar os efeitos da seca na saúde são bem vindas e podem ajudar.
- Reforce cuidados de saúde
- Mantenha a casa limpa
- Lave as roupas antes de usar
- Limpe o nariz com soro fisiológico