Zoonoses tem 33 cães e gatos disponíveis para adoção no DF

imagem web

 

Eles são os pontos de luz e amor no mundo, e enchem a casa de alegria. Mas se você não tem um pet em casa, não sabe do que estamos falando. Esperando por você, com horário de visitação marcado das 10h às 15h, a Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), coloca à disposição 33 cães e gatos para adoção, entre filhotes e adultos

 

Que tal abrilhantar mais a sua vida e dar um toque especial nela de amor? Foi anunciado neste domingo (17/7), pela Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), a disponibilidades de 33 cães e gatos para adoção. Contudo, aqueles que decidirem levar um pet para casa precisam medicar o animal contra vermes e garantir o teste negativo de leishmaniose no bichinho. Até o momento, 23 gatos e dez cachorros estão no canil à espera de um lar e amor.

Quem se interessar, pode visitar os peludos das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira, na Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), localizada na sede da Diretoria de Vigilância Ambiental do Distrito Federal (Dival), ao lado do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB). O futuro tutor precisa ter mais de 18 anos e apresentar o comprovante de residência. No caso de cachorro, é preciso levar coleira. Já no caso dos gatos, caixas de transporte.

Existe também a possibilidades de adotar por meio da ONG Amigos da Zoonoses, que são voluntários cadastrados na Secretaria de Saúde (SES) e cuidam da saúde e do bem-estar dos animais disponíveis para facilitar a adoção. Para isso, basta acessar o site Amigos da Zoonoses e responder a um formulário com perguntas sobre como serão os cuidados e o convívio com o cão ou o gato. Depois, junto à equipe de voluntários, é formalizada a adoção.

Todos os animais que chegam, ficam em observação clínica por dez dias para que a equipe da Vigilância Ambiental cheque se há sintomas de raiva. Eles são examinados contra a leishmaniose visceral, e caso não seja identificada nenhuma das doenças, recebem a vacina antirrábica e o controle de vermes e carrapatos para em seguida, serem disponibilizados para adoção.

Os cães e gatos que não são adotados permanecem no canil da Zoonoses. Em 2021, 496 animais chegaram ao órgão por determinação judicial ou por vínculo epidemiológico. Todos foram vermifugados, vacinados contra raiva e testados contra leishmaniose, conforme o procedimento. Naquele ano, foram adotados 125 animais – número que, em 2020, ficou em 516 pets. Nos demais casos, o recolhimento ocorre e quando há suspeita de risco à saúde pública.

Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz)

Endereço: Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste, ao lado do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB).

 

 

Fonte CB

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100