Tribunal de Contas apura indícios de superfaturamento na obra do túnel de Taguatinga

 Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

 

Quem mora em Taguatinga ou passa pela região sabe que no centro da cidade está sendo construído um túnel. Há muita expectativa pela entrega, mas, também, já há indícios de superfaturamento na obra. Inclusive o Tribunal de Contas apura o caso

 

R$ 275,7 milhões! Esse é o valor da construção do túnel de Taguatinga. De acordo com o GDF é a maior obra viária em andamento no país e os recursos são provenientes de um financiamento firmado pelo governo com a Caixa Econômica Federal.

O projeto da passagem subterrânea é ligar Ceilândia ao centro de Taguatinga pela Avenida Elmo Serejo e beneficiar diariamente cerca de 135 mil motoristas.  O governo local diz que, até o início deste mês, 70% das obras foram concluídas. Mas agora, depois de dois anos do início da construção, uma análise preliminar do Tribunal de Contas do DF* questiona valores pagos (pelo governo) por dois itens que não foram detalhados pela Corte. A investigação foi primeiro noticiado pelo jornal Correio Braziliense.

Por meio de nota à imprensa, o TCDF reforçou que está realizando uma auditoria operacional para examinar se as despesas do contrato são compatíveis com os valores de mercado. Foi nesse processo, que técnicos encontraram indícios de superfaturamento. A Corte, no entanto, esclareceu que o relatório não pode ser divulgado até que seja analisado por conselheiros do Tribunal.

Ficou então, fixado o prazo de 30 dias para que se manifestem sobre os questionamentos tanto a Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF como, também, as empresas integrantes do consórcio que realiza construção.

A previsão é de que o Túnel de Taguatinga seja entregue já neste segundo semestre.

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: G1

Por Ernandes Almeida

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100