Varíola dos Macacos - Secretaria de Saúde investiga caso suspeito no DF

 

Imagem web

 

A Varíola dos Macacos segue causando preocupação em todo o mundo. Aqui no DF a Secretaria de Saúde investiga um caso suspeito e o governo afirma que capital já 'está preparada para lidar com situação'

 

A única informação disponível até o momento sobre a suspeita da doença no DF é que envolve um homem entre 20 e 29 anos de idade. A varíola dos macacos também chamada de Monkeypox deixa a pele do infectado coberta por uma erupção cutânea desagradável.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas da varíola comum começam geralmente com mistura de febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, exaustão e gânglios linfáticos inchados. Este último sintoma é tipicamente o que ajuda os médicos a distinguir a varíola dos macacos da varicela ou varíola. Já a erupção cutânea aparece geralmente um a três dias mais tarde da infecção e muitas vezes começam no rosto antes de atingir outras partes do corpo.

Sintomas da Varíola Comum / Fonte: OMS

- Febre;

- Dores de cabeça;

- Dores musculares;

- Dores nas costas;

- Calafrios;

- Exaustão;

- Gânglios linfáticos inchados.

- Erupção cutânea desagradável.

 

Apesar de a pele ficar com aparência desagradável, a doença é leve, ou seja, há prevenção e tratamento. É importante deixar claro que tanto essa suspeita do DF quanto as outras citadas na reportagem. Todos os pacientes estão isolados e em monitoramento pela Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional. A Secretaria de Saúde do DF também já comunicou sobre um caso suspeito em investigação inicial de hepatite de origem desconhecida.

 

 

 

Por Ernandes Almeida

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100