Imagem web
A Varíola dos Macacos segue causando preocupação em todo o mundo. Aqui no DF a Secretaria de Saúde investiga um caso suspeito e o governo afirma que capital já 'está preparada para lidar com situação'
A única informação disponível até o momento sobre a suspeita da doença no DF é que envolve um homem entre 20 e 29 anos de idade. A varíola dos macacos também chamada de Monkeypox deixa a pele do infectado coberta por uma erupção cutânea desagradável.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas da varíola comum começam geralmente com mistura de febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, exaustão e gânglios linfáticos inchados. Este último sintoma é tipicamente o que ajuda os médicos a distinguir a varíola dos macacos da varicela ou varíola. Já a erupção cutânea aparece geralmente um a três dias mais tarde da infecção e muitas vezes começam no rosto antes de atingir outras partes do corpo.
Sintomas da Varíola Comum / Fonte: OMS
- Febre;
- Dores de cabeça;
- Dores musculares;
- Dores nas costas;
- Calafrios;
- Exaustão;
- Gânglios linfáticos inchados.
- Erupção cutânea desagradável.
Apesar de a pele ficar com aparência desagradável, a doença é leve, ou seja, há prevenção e tratamento. É importante deixar claro que tanto essa suspeita do DF quanto as outras citadas na reportagem. Todos os pacientes estão isolados e em monitoramento pela Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional. A Secretaria de Saúde do DF também já comunicou sobre um caso suspeito em investigação inicial de hepatite de origem desconhecida.
Por Ernandes Almeida