Imagem web
Criado para melhorar ainda mais a educação infantil, o programa Primeira Infância na Escola, do Ministério da Educação lançado neste ano, atingiu mais de 3 mil municípios. A ação É voltada para crianças de 0 a 5 anos e objetiva um ensino de qualidade para faixa etária
Lançado em maio de 2022, o Programa Primeira Infância na Escola chegou à marca de 3.445 mil municípios participantes. Ação do Ministério da Educação, é direcionada para crianças de 0 a 5 anos e objetiva o desenvolvimento de diferentes projetos, além de tornar a gestão pública mais competente e melhorar a educação infantil.
O Programa tem obtido uma boa aceitação nas redes de ensino, segundo a coordenação-geral de Educação Infantil do MEC. De acordo com a coordenadoria, os resultados são satisfatórios, porque agora a pasta tem uma ação voltada para melhorar ainda mais essa fase de ensino.
A proposta implantada através da Portaria nº 357 de maio deste ano, foca na promoção de iniciativas através de parcerias entre os estados, o Distrito Federal e os municípios, juntamente com a União para que seja melhorada a qualidade do ensino infantil, desenvolvendo assim a capacidade de aprendizagem das crianças.
Fazem parte, além da consolidação da Base Nacional Comum Curricular, a contínua formação de professores, juntamente com o atingimento das metas do Plano Nacional de Educação. A participação no programa Primeira Infância na Escola é voluntária, segundo a Secretaria de Educação Básica que é ligada ao MEC, e que é a responsável.
Para fazer parte, é preciso que o secretário de educação do ente federado assine o terno disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, Simec.
As inscrições iniciaram em 17 de maio e seguem até 29 de julho de 2022.
Fonte: Ministério da Educação
Francisco Lima