Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Governador Ibaneis Rocha (MDB) informou que não pretende retomar a medida no momento
Por meio do Twitter, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou que não existe a pretensão no momento do retorno obrigatório das máscaras por parte do Governo do Distrito Federal. A pronuncia do chefe do executivo local veio logo após uma carta de recomendações da Secretaria da Saúde do DF (SES-DF) ter sido divulgada nas redes sociais, nesta quinta-feira (2/6).
Na ocasião, o governador disse que “para decidir se teremos a obrigatoriedade do uso das máscaras é necessário avaliar o conjunto de informações: infecção, internação e óbitos. Por enquanto a medida não é necessária”.
A volta do uso de máscaras foi solicitada através de ofício encaminhado para a Casa Civil, e passará por análise. Defendendo a ampliação da oferta de testagem da covid-19, o documento propõe rapidez na análise do sequenciamento que identifica novas variantes, retorno do uso de máscaras em ambientes fechados, abertura de leitos, ampliação da vacinação e reabertura de Coorte-Covid nas emergências do DF.
Acompanhando o cenário atual da capital do país, com o aumento de casos e alta na taxa de transmissão do vírus, a Secretaria de Saúde sugere que o Distrito Federal seja avaliado como um local de alto risco, já que o cenário da transmissão é preocupante. De acordo com o segundo o Boletim Epidemiológico, divulgado pela SES-DF, nas últimas 24 horas, 2.970 pessoas foram confirmadas com o vírus da covid-19.
A capital federal, que chegou a 715.938 infectados desde o início da pandemia, atingiu uma alta na taxa de transmissão nessa semana. Na quinta-feira (2/06) atingiu 1,46, enquanto na quarta-feira (1°/6), ela estava em 1,47. A Organização Mundial de Saúde (OMS),considera esse número preocupante, já que o índice está acima de 1, salientando que a pandemia está descontrolada. Neste momento, o valor demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 146.
Fonte CB.