Imagem web
O cenário econômico está movimentado com os testes do Real Digital, que é a versão eletrônica do Real físico. Porém, a greve de funcionários da instituição financeira resultou nesse adiamento do início das operações digitais
O Real Digital é uma moeda eletrônica que está sendo desenvolvida, desde 2021, pelo Banco Central do Brasil. De acordo com a instituição financeira, a novidade vai funcionar como extensão da moeda física, vai ter a garantia do próprio banco. Diferentemente das criptomoedas vai trazer também a: possibilidade do uso de novas tecnologias, como contratos inteligentes (smart contracts), pagamento em outros países e utilização em internet das coisas (IoT), que é a conexão em qualquer dispositivo, por meio de satélites e várias tecnologias de comunicação.
O cronograma inicial previa os primeiros testes ainda em 2022, mas a greve dos funcionários do Banco Central atrasou a programação e, com isso, foram programados para começar em 2023.
Inicialmente a novidade vai ser uma opção adicional ao uso de cédulas convencionais, e vai poder ser convertida para qualquer outra forma de pagamento hoje disponível – como depósito bancário ou em real físico.
As pessoas interessadas em utilizar o Real Digital vão ter que obter uma carteira virtual de um agente autorizado pelo Banco Central – seja outros bancos ou uma instituição de pagamento.
Fonte: Agência Brasil/Por Ernandes Almeida