Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
Perigo potencial causado pela baixa umidade no DF foi indicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia
Um alerta amarelo referente a baixa umidade na tarde desta segunda-feira (30/5) foi dado Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice do ar pode variar entre 30% e 20% de acordo com o comunicado que ainda descreve um perigo em potencial existindo baixo risco de incêndios florestais e à saúde, já que a baixa umidade persistirá durante a semana.
O alerta foi emitido ontem às 12h desta e se encerrou às 19h. Porém, todo cuidado ainda é pouco e a situação segue sendo monitorada. É indicado que os brasilienses se prepararem para o começo da estiagem e da seca.
A umidade chegou a 21% em Águas Emendadas e no Plano Piloto ficou em 22% ontem e ocorreu em função de uma massa de ar que chegou ao Centro-Oeste. A baixa umidade deve persistiré ao longo da semana. “Para amanhã a previsão do tempo ainda indica um céu com poucas nuvens. Teremos os termômetros marcando mínima de 12ºC e máxima de 28ºC, e a umidade relativa deve variar entre 80% e 20%”, explica a meteorologista Andrea Ramos.
Com o tempo mais seco é preciso ficar atento e manter alguns cuidados como evitar atividades físicas e pegar sol nas horas mais quentes. Além disso, é necessário reforçar o protetor solar e ingerir bastante líquido. Confira abaixo algumas dicas que o Inmet divulgou.
- Beba bastante líquido
- Evite desgaste físico nas horas mais secas
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
*Com informações CB