Foto Elza Fiúza / Agência Brasil
O Brasiliense foi surpreendido com mais um dia de temperatura baixa. Na manhã desta quinta-feira, o DF registrou a mínima de 1,4ºC no gama. A temperatura mais baixa registrada nesta semana foi na manhã de quarta-feira com 2ºC, perto das 7h da manhã.
O Distrito Federal registrou na manhã desta quinta-feira o dia mais frio da história até o momento. O registro de 1,4ºC foi feito na estação meteorológica do Gama. A queda na temperatura na capital ocorre devido ao avanço de uma massa polar que atingiu as regiões Sul, Sudoeste e Centro-Oeste do país. A sensação térmica foi de -1ºC.
A chegada do frio vem mudando o cenário nas ruas do DF. Antes de sair de casa, os brasilienses precisaram se proteger da melhor maneira possível para enfrentar as baixas temperaturas.
O centro de Brasília registrou pela manhã 6ºC e a sensação de foi de -2ºC. Já em Planaltina e Paranoá, os termômetros registraram 4ºC, com sensação térmica de 0ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Anteriormente, o recorde de temperatura mais baixa no DF foi em julho de 1975, quando os termômetros registraram 1,6ºC, no Plano Piloto.
Para deixar a população ciente dessa onda de frio, o Inmet emitiu alerta laranja que dura até às 23h desta sexta-feira. De acordo com instituto as temperaturas devem ficar 5ºC abaixo da média nesses cinco dias.
Os cuidados com acidentes e com a saúde são recomendação da Defesa Civil do DF que também emitiu alerta diante da diminuição da temperatura pedindo atenção para com crianças e idosos e ingestão de líquidos.
Cuidados no período de frio:
- Além do uso de agasalhos, use toucas e luvas para proteger as extremidades do corpo
- Idosos, crianças e pessoas doentes inspiram atenção especial
- Tome bastante líquido,
- Evite locais muito fechados – Casa e locais de trabalho devem ser limpos e ventilados para prevenir doenças respiratórias.
- Proteja-se do vento nas situações que precisa ficar em espaços aberto
Em relação aos pets, a defesa civil orienta também o uso de agasalhos para protegê-los contra o vento, além de forrar de maneira adequada o local onde eles domem e que nos casos de necessidade, a emergência seja acionada.
O tempo frio dura até sexta-feira com mínima de 6ºC e no fim de semana o clima volta a esquentar de forma progressiva.
Fonte: G1/DF
Francisco Lima