Foto: Elza Fiuza/Agência Brasiltemperatura
Temperatura mínima pode chegar a 7ºC. Em Brasília, clima muda a partir de quarta-feira (18) com a massa que vai trazer frio intenso ao Brasil na próxima semana
Preparem os casacos! Mesmo com o inverno começando oficialmente no dia 21 de junho, vem ai uma massa de ar polar que promete derrubar as temperaturas na próxima semana. O frio intenso é aguardado no Distrito Federal, segundo o Inmet, com temperatura mínima que pode chegar a 7ºC.
A expectativa é de que o clima mude a partir de quarta (18). A mudança climática começa com a queda das temperaturas máximas, a partir de segunda-feira (16). Na quarta, as mínimas começam a cair, segundo o meteorologista do Inmet, Cléber Souza.
"Há uma chance de temperaturas menores [que 7°C] serem registradas na quinta e na sexta-feira. Ainda estamos monitorando", explica o meteorologista.
De acordo o Inmet, o dia mais frio de maio registrado na história do DF foi 18 de maio de 1977, com 3,7ºC. "Em princípio, não há indícios de que chegaremos a esse frio todo, mas, nos próximos dias, com a chegada da massa polar no Sul do país e subindo ao Centro-Oeste, vamos saber melhor se há possibilidade de bater esse recorde", pontua Souza.
Também são aguardadas chuvas, mesmo com maio também comumente não ter registros de chuva. Contudo o Inmet, afirma que essa massa polar pode trazer precipitações à capital, mas de forma moderada.
"A massa polar vai trazer uma intensa nebulosidade, que pode resultar em alguns chuviscos. A previsão é de chuva rápida, que pode acontecer ainda na terça-feira, finaliza Cléber Souza.
O especialista ainda relata que, há indícios de que o próximo inverno seja mais frio que nos últimos anos. "Temos características da La Niña atuando, então o inverno pode ser mais frio, sim”.
Portanto, munidos dessas informações, o brasiliense já pode ir preparando para usar a sua roupa mais quentinha.
*Com informações Metrópoles.