Imagem web
O Distrito Federal ganhará uma usina solar fotovoltaica. O projeto considerado piloto será instalado no Parque Ecológico de Águas Claras, no segundo semestre deste ano. A estrutura ocupará uma área de aproximadamente dois mil e quinhentos metros quadrados dentro da área de conservação. Outras regiões administrativas também receberão uma usina, mas com estrutura menor.
Águas Claras ganhara uma usina solar fotovoltaica. O Parque Ecológico da cidade foi o local escolhido para receber o projeto-piloto da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), criado através do CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que será modelo para realização de trabalhos parecidos.
Prevista para ser implantada no segundo semestre deste ano,a usina faz parte do plano que promove a geração de energia limpa aqui no Distrito Federal, que está no Planejamento Estratégico de 2019 até 2060.
Outras unidades de conservação administradas pela Sema também receberão usinas fotovoltaica, mas contarão com uma menor infraestrutura. São eles: o Zoológico de Brasília, o Jardim Botânico e o Parque do Cortado, que tem em seu espaço, o Hospital Veterinário de Brasília.
Após a instalação das usinas, a geração de aproximadamente 500 kWp (quilowatt pico), será incluída na distribuição de energia e será utilizada de acordo com as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e poderão ser usados para abater o consumo de energia das unidades de conservação do GDF, juntamente com outros prédios públicos.
De acordo com Secretaria do Meio Ambiente, a usina fotovoltaica vai gerar economia e os recursos poderão ser direcionados para outras demandas. Segundo a pasta, o modelo vai ajudar na redução da emissão de carbono e consequentemente nos impactos da mudança climática, atendendo prioridades da política ambiental do DF.
A energia fotovoltaica é assim chamada por ser gerada através da luz do sol. Ela passa por conversão para ser disponibilizada para distribuição e uso. Considerada como energia renovável, é uma alternativa limpa que ajuda a reduzir os gases de feito estufa.
Os gestores e técnicos do projeto da usina-piloto visitaram o Parque Ecológico de Águas Claras, no dia 26 de abril. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovaçãoé o responsável pela implantação do projeto.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) executará o projeto com recursos da Global EnvironmentFacility.
No DF, a Sema e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos serão os responsáveis pela implantação da usina.
Fonte: Agência Brasília
Por Francisco Lima