Imagem web
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) fez alerta, para o fim do prazo para a emissão do titulo eleitoral ou regularização. O prazo vai atè 4 de maio.
Brasileiros têm até 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, para emitir, transferir ou regularizar o título para votar em 2022. O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) alertou, nas redes sociais, que falta menos de uma semana para o fim do prazo.
No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas com 18 anos ou mais e é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 e analfabetos. Quem tem a idade mínima obrigatória e não tirou o Título de Eleitor, assim como os eleitores e as eleitoras que tiveram o documento cancelado, estão sujeitos a diversas restrições e impedimentos legais, como, tirar passaporte ou carteira de identidade e se inscrever em concurso público.
Atualmente, tudo é feito pela internet, dentro do Portal do TSE, de forma rápida e gratuita. Basicamente, o processo é esse: entrar na página Autoatendimento do Eleitor e clicar na opção “Tire seu título”. É preciso ter em mãos os documentos solicitados que são (documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e para homens acima dos 18 anos a certidão militar.
Confira o passo a passo.
- ACESSE O SITE DO TRE. e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições”
- procure o menu “Tire seu título – Título Net”, no final da página à esquerda (onde há uma imagem de uma mão segurando um título). É nessa página que você vai ter acesso aos principais serviços do título eleitoral.
- No final da próxima tela, vá ao menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (no centro da página).
-Depois, é só selecionar o estado, conferir a lista de documentos e clicar em “Próximo”.
- Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”.
- Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios.
Por Tiago Pedrosa