Foto: Divulgação/SSP-DF
Cinco viaturas, adquiridas em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública foram entregues durante o evento
Foi retomada nesta quarta-feira (20), a solenidade de hasteamento de bandeiras da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Reunindo servidores da pasta e das forças de segurança e autoridades dos governos local e federal, a cerimônia foi realizada pela SSP-DF no estacionamento principal da pasta. Suspenso desde abril devido à pandemia, o evento chegou a ser realizado em outubro do ano passado, mas, pelo mesmo motivo, foi suspensa novamente.
A solenidade que foi instituída por meio de portaria interna, tem como intuito promover os símbolos nacionais, fomentando assim, o espírito cívico e integrar servidores da SSP-DF e órgãos vinculados, além de incentivar o patriotismo. O aniversário de 62 anos de Brasília, foi o tema desta edição e, ainda, o Dia das Polícias Civil e Militar. A data foi instituída pelo Decreto-lei nº 9.208, de 1946, que marca comemorações cívicas das corporações, que têm como patrono o representante maior da Inconfidência Mineira, o Tiradentes.
O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, declarou que todos estão felizes por retomar a cerimônia, que era realizada mensalmente. “É um momento muito importante, de integração entre os servidores. É também uma oportunidade de agradecer pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança, pois seguimos com reduções criminais históricas, como no ano passado, que teve a menor taxa de homicídios dos últimos 45 anos”.
O secretário ainda ressaltou em seu discurso as ações de Segurança Pública nos últimos dois anos, por meio do programa DF Mais Seguro. “Foi preciso nos reinventar por conta dos desafios impostos pela pandemia, para que os serviços de segurança continuassem e não afetasse a sensação de segurança da população”, afirmou.
Entrega de viaturas
Cinco viaturas foram entregues formalmente durante a cerimônia. Os utilitários 4×4, modelo Mitsubish L200 Triton GLS, automático, foram adquiridos em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e fazem parte das ações de renovação e modernização da frota da SSP/DF. O objetivo é de proporcionar aos agentes de segurança equipamentos adequados e mais seguros. “Os novos equipamentos farão toda a diferença na atuação de nossos servidores”, relata Danilo.
Participaram da cerimônia o secretário nacional de Segurança adjunto do Ministério da Justiça, coronel Juruebi, representando o ministro da Justiça, Anderson Torres; o diretor-geral do Detran-DF, Thiago Nascimento; os comandantes-gerais da PMDF, coronel Fábio Augusto, e do Corpo de Bombeiros do DF, Alan Araújo; e o delegado-geral adjunto da PCDF, Benito Tiezzi.
*Com informações da SSP-DF/ Agência Brasília