O que você sabe sobre a vacina contra a gripe?

 

Foto Agência Brasil

 

É preciso tomar todo ano? Quais as reações?

 

A campanha de vacinação contra a gripe já começou, e diferentemente de outras vacinas, a da influenza deve ser tomada todos os anos pelos grupos prioritários. Portanto, é preciso tomar a vacina contra a gripe todos os anos por dois motivos principais: a proteção gerada pela vacina entra em declínio após seis meses e a evolução do vírus da influenza e de seus subtipos mais circulantes, perdendo sua eficácia no ano seguinte.

Neste ano de 2022, a composição da vacina no Brasil inclui uma vacina trivalente, que traz três cepas virais diferentes: H1N1, H3N2 e B. inclusive, de acordo com registros, a cepa H3N2, está relacionada ao aumento de casos de gripe registrado entre o final do ano passado e o início deste em vários estados do país, sendo a H1N1 considerada mais agressiva se não for tratada adequadamente.

Vale tomar conhecimento de que a vacina contra a gripe pode causar reações leves, como dor no local da aplicação, febre baixa e vermelhidão local. Essas são reações não graves, porém, seus benefícios superam os possíveis eventos que possam vir a acontecer, e a pessoa estando vacinada, a prevenção do surgimento de complicações decorrentes da doença são minimizadas, contribuindo para a redução da sobrecarga sobre os serviços de saúde.

A dúvida que segue é se é indicado tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid. E a resposta é sim. A vacina contra a gripe pode ser administrada no mesmo dia do imunizante contra a Covid-19, exceto em crianças menores de 12 anos de idade. Nesse caso é indicado ser feita a aplicação com um intervalo mínimo de 15 dias.

 

 

 

*Com informações G1.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100