Imagem web
Você sabia que, para os que viajam com frequência, algumas passagens acabam tendo um super desconto e por muitas vezes nem precisam do dinheiro físico para o pagamento? Pois é, isso é possível graças as milhas aéreas.
Se existe algo que a maioria das pessoas gosta de fazer é viajar. No entanto, nem todos conseguem fazer isso com facilidade. A grande maioria precisa se programar com bastante antecedência para que o passeio ocorra da melhor forma possível. E nesse momento de planejar a viajem há quem opte pelas milhas aéreas que são como uma retribuição das companhias aos clientes pelo uso dos serviços.
Mas você sabe o que são as milhas aéreas e como elas funcionam? Basicamente milhas aéreas funcionam como moeda de troca: quanto mais viagens ou serviços são adquiridos, mais milhas são acumuladas. Com isso, é possível, por exemplo, emitir uma passagem aérea apenas com as milhas.
De acordo com especialistas da área, a estratégia é fidelizar os clientes e é importante saber que: para juntar as milhas é necessário ter cadastro em programas de fidelidade das empresas aéreas. Fique atento aos termos, já que algumas companhias chamam de pontos, mas o mecanismo é o mesmo. O valor da milha varia de empresa para empresa e também pode oscilar por data de viagem. Na gestão das milhas, um dos principais cuidados é ficar de olho na data de validade do benefício para não perdê-lo.
É importante saber que:
- Cadastro em programas de fidelidade das empresas aéreas;
- Termos: algumas empresas aéreas chamam de pontos;
- O valor da milha é variável;
- Milhas / Pontos têm validade.
Outros caminhos que dão acesso as milhas são o acúmulo de pontos por meio do uso do cartão de crédito e/ou de compras de produtos e serviços em lojas parceiras dos programas de recompensas dos próprios bancos. Assim, os pontos acumulados podem ser transferidos para os programas de fidelidade das companhias aéreas e transformados em milhas.
O serviço chama atenção e é mais usado por quem viaja com freqüência. No entanto, golpistas também miram no mecanismo. O golpe mais comum é o recebimento de SMS no celular que diz que uma quantidade enorme de milhas expira nos próximos dias. Para o resgate deve ser clicado em link da mensagem e, lá, digitar dados pessoais.
Sites falsos, como o que aparece na tela, também usam o mesmo método para conseguir informações pessoais. É importante sempre verificar a autenticidade desses comunicados com a própria empresa responsável pelo serviço de milhas aéreas.
*Por Ernandes Almeida. Adaptação Luiza Frazão.
Fontes: G1, Tecnoblog.net.