Foto gov.br
O Banco Central informou um novo vazamento de dados de "natureza cadastral" relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A. Esse é o terceiro vazamento de informações relacionadas ao PIX.
Um total de 2.112 pessoas. De acordo com o Banco Central esse o número de clientes da Logbank Soluções em Pagamentos que tiveram dados das chaves Pix vazadas, contendo o nome do usuário, o CPF, a instituição de relacionamento e o número da conta.
Segundo o BC, o vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos não foram expostos.
Esse foi o terceiro vazamento de informações relativo ao PIX, sistema de transferência de recursos do Banco Central em tempo real. Em janeiro de 2022, o BC informou que houve vazamento de dados de "natureza cadastral" relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Acesso Soluções de Pagamento. Já em setembro de 2021, a instituição informou o vazamento de chaves do PIX que estavam sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
De acordo com a Logbank, houve tentativa de invasão em suas plataformas digitais em 24 e 25 de janeiro, no entanto, a empresa informou que o ataque aos dados foi contido pelas equipes de segurança e que nenhum cliente sofreu prejuízo financeiro. A empresa ressaltou os investimentos em segurança e tecnologia e enfatizou que os recursos dos clientes "estão e sempre estiveram sob máxima vigilância e segurança".
*Por Jailson Sena