Foto: Marcelo Camargo
Janeiro teve precipitação média dentro do esperado, segundo o instituto que emitiu alerta amarelo de perigo de chuvas intensas para ainda essa semana
São aguardadas, conforme previsão o Inmet para o mês de fevereiro de 2022, chuvas acima da média histórica no Distrito Federal, que é de 183 milímetros. O mês se inicia com previsão de chuvas intensas, mas de pouca duração, conhecidas como águas características do verão.
Com isso, o Inmet se antecipou e emitiu alerta amarelo para risco de chuvas intensas até quarta-feira (2), pois essa precipitação já começa nesta semana. O meteorologista Mamedes Melo, explicou que “A previsão é que o mês de fevereiro seja chuvoso, mas dentro da normalidade ou um pouco acima da média prevista para o período”.
O especialista também destacou que janeiro foi um mês de chuvas dentro do esperado, sendo a primeira quinzena marcada por muita água, e os últimos 15 dias de calor intenso.
A maior temperatura para o mês desde 2020 registrada com 32,7°C, medidas na estação Águas Emendadas, em Planaltina, foi no dia 24 de janeiro. Duas estações registraram chuvas acima da média no mês passado, que é de 209,4 mm. Por outro lado, três tiveram níveis abaixo do esperado.
La Ñina
O fenômeno La Ñina é o que continua interferindo no tempo da capital e de todo o Brasil, segundo o meteorologista Mamedes Melo, que também afirma que a previsão é de que o fenômeno se dissipe entre março e abril.
“O [fenômeno] La Ñina concentra mais o fluxo de umidade na região central do Brasil, o que inclui o Distrito Federal, e potencializa outro fenômeno que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, ocasionando mais chuvas”, explica.
Previsão do tempo
Segundo o Inmet, a previsão para essa semana é de que as chuvas aumentem gradativamente até o fim de semana. Estão previstas pancadas de chuvas com trovoadas isoladas no decorrer dos próximos dias, e rajadas de vento concentradas no período da tarde e noite.
Um alerta amarelo de perigo de chuvas intensas emitido nesta terça (1º) é válido até às 10h de quarta e existe a possibilidade de queda de granizo. Nesse período, a previsão é de precipitações de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, e ventos de até 60 km/h.
A temperatura mínima para esta quarta é de 18°C, e os termômetros não devem passar dos 27°C. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.